Thursday 16 April 2020

O Mundo Parou


«o mundo parou. e tivemos de descobrir um nova forma de vida, em que temos de olhar, ouvir e falar para nós próprios. confinados 24 horas às nossas casas, devia ser o momento de parar e viver um pouco mais o "eu". mas, engraçado, sinto que continuamos todos a fugir dessa coisa de ficar sozinho. multiplicam-se as calls de grupo, os directos, os mil memes que me enchem a memória do telefone, os webminars sobre tudo e mais alguma coisa, os conselhos dos psicólogos para não deprimirmos sozinhos, as mil sugestão de livros, jornais e filmes para vermos... que cansaço! 
é que afinal o ruído continua. só que agora não é na rua - é nas nossas mãos e olhos. não sei se é pior. 
dou por mim a ter de tirar o som do telefone, a apagar as notificações das mil redes, e a lutar para não ser sempre o cromo que não instalou a última trend das apps de festas online. mas qual é o problema? qual é esta necessidade extrema de atenção, proximidade, presença, seja lá o que for que procuram? é bom estarmos sozinhos. é bom estarmos confinados com aqueles que estão aqui, à distância do abraço. claro que podemos falar com todos, saber de todos. ter uma palavra de carinho, de preocupação. mas não precisamos, de repente, de sermos o melhor amigo-motivador-animador-alma gémea de todo o mundo.
por isso, respirem. 
abram a janela à noite e fiquem parados, apenas a desfrutar o silêncio. ponham aquela música em repeat durante uma hora, abram um vinho, e deixem-se estar ali, na beira da varanda, sem mais qualquer distração. num loop lento, a acalmar o cérebro, a baixar a adrenalina. este mundo louco obrigou-nos a isto, então que se apanhe a boleia - não para desenhar um livro cheio de teorias, mas para conhecermos primeiro a nossa própria teoria. aproveitar para - sem pressa -, reflectir muito no que já vivemos. no que ainda nos falta. no que queremos fazer depois, de quem queremos ter por perto depois. e não tem mal em fazer escolhas. agora é o momento certo para escolher - porque amanhã podemos mudar de opinião, temos tempo. porque não há pressa. porque nada vai ser já daqui a pouco. » josé damião

Créditos: às nove no meu blog

No comments: