- Altruism is the renunciation of the self, and an exclusive concern for the welfare of others.
- Pure altruism is giving up a value (a reward or benefit) with no expectation of any compensation or benefits, either direct, or indirect (for instance from recognition of the giving).
- Altruismo é ... TRAMADO!!*
*Valeu a pena ver a felicidade no rosto deles.
5 comments:
(for instance from recognition of the giving). é a primeira vez que vejo uma definição de altruismo que foca nisto. ajudar o outro sem esperar recompensa mesmo que um obrigado.
Ja tinha pensado numa cena semelhante ha uns tempos. quando dou esmola a um pedinto estou a ajuda-lo ou a dar esmola ao meu ego? Será que alguem consegue ser realmente altruista, isto é, ajudar alguém mesmo contra os seus princípios morais eticos etc sem sentir qualquer especie de orgulho pelo que fez?
É bonito enviar vacinas para áfrica adoptar refugiados do paquistão mas não esteramos nós apenas a pensar na recompensa que temos por nos sentirmos pessoas boas?
Olá London Calling.
Em primeiro lugar agradeço-te a oportunidade que o teu comentário me deu para fazer uma introspecção e meditar sobre o assunto.
Depois de ler e reler {e deixar os neurónios quase a fumegar! :) } acho que SIM que é possível ser-se realmente altruísta.
Concordo que haja situações dúbias onde se possa questionar se a verdadeira intenção é um reconhecimento social perante os outros de que somos boas pessoas ou se pelo contrário, essa recompensa interior advém da nossa acção (lei causa-efeito) e sentimo-nos gratificados simplesmente por vermos outros felizes.
No entanto se uma acção te traz directamente sofrimento mas esperas que o Outcome seja positivo para outros, mesmo que indirectamente, acho que isso possa ser considerado um acto verdadeiramente altruísta.
Londoncalling :" Será que alguem consegue ser realmente altruista, isto é, ajudar alguém mesmo contra os seus princípios morais eticos etc sem sentir qualquer especie de orgulho pelo que fez? "
Isso não existe, e muito menos poderá ser considerado a perfeita definição de altruísmo.
Fazer bem a ajudar os outros de forma altruísta e no final sentir orgulho e um bem estar interior como consequência disso valoriza ainda mais o atitude em si... caso contrario não passa de uma acção fortuita e aleatória.
Quero com isto dizer que é bom que se seja altruísta de forma intencionada e consciente, e que daí resulte um bem estar que estimule a repetição de tais feitos
O que estou a querer dizer é que se a definição de altruismo é mesmo a que está nos dicionários. Que temos primeiro em consideração o outro e não o nosso sentimento de orgulho pelo o que fazemos. Isso é um mito e temos de arranjar outra palavra para o acto de bondade para com o próximo. E deixar de misturar um acto genuíno de bondade com, por exemplo, uma missão/oração católica cujo objectivo primário é a "salvação" de quem o faz.
Meus senhores, permitam-me concordar discordando...
se é que isso é possível! :))
Convivo diariamente com várias pessoas que se dedicam a ajudar as mais variadas causas. Essas pessoas dão o seu tempo, a sua energia, o seu esforço e até o seu dinheiro para ajudar a comunidade. Se algumas o fazem genuinamente, por bondade e com gosto, sem esperar nada em troca, outras fazem-no porque esperam "apriori" ver o seu nome publicado, pelas palmas e pelas flores que o reconhecimento social de tal acto lhes grangiará.
Acho que é aí que assenta a diferença entre altruísmo e puro altruísmo, que o London Calling se refere.
Concordo Eugénio quando dizes " é bom que se seja altruísta de forma intencionada e consciente, e que daí resulte um bem estar que estimule a repetição de tais feitos", pois no TODO o que interessa é que tais acções beneficiem a comunidade em geral, independentemente se se trata de um acto genuíno ou nao.
P.S. Obrigada London Calling por me confirmares as suspeitas . Só não sei como resolver o problema.
Vou tentar averiguar.
Cumprimentos.
Post a Comment