Thursday 24 September 2009

Oslo

Este fim de semana perdurará certamente por muito tempo na memória dos momentos felizes que fazem parte desta familia. São viagens assim que deixam um gostinho especial, e nos levam a suspirar ansiosamente pelo próximo destino. Foram 3 dias repletos de aventura, de mochila ás costas, pelas ruas de Oslo.
Numa mão a Blue, companhia indispensável, e na outra anotações do blog Eduarda na Noruega .
Obrigado Eduarda por partilhares esse fantástico cantinho!

Achei Oslo a cidade ideal para uma escapadinha.
Pequena, simples por fora, mas com um precioso conteúdo no seu interior!
Aterramos pouco passava das 9h. Esperava-nos um lindo dia de sol e quase 2h de autocarro. Pelo caminho iam ficando paisagens como a que se segue.

Add caption


Na chegada há capital, a central de camionetas mesmo ao lado da estação do comboio, permite ao viajante facilmente encontrar o posto de turismo, fundamental a quem quiser adquirir o Oslo Pass. Munidos dos nossos passes, indispensáveis para entrar nos museus e utilizar os transportes (bus, metro, tram, e ferries incluidos), atravessamos a rua e enveredamos pela Karl Johans Gate, rua pedonal, onde nos deixamos envolver pelos sons (a música parece ser uma constante), pelo imenso movimento e pela atmosfera da cidade.


Add caption


Fomos caminhando lentamente em direcção ao Palácio Real, parando aqui e ali, admirando as fachadas e notando semelhanças com algumas zonas do nosso Chiado. Feito o check in no hotel, começamos então o nosso itinerário.
Não querendo ser demasiado maçadora, vou apenas enumerar alguns dos principais locais por onde passamos. Por principal insistência da nossa princesa, a primeira visita do dia foi o Norsk Teknisk Museum, no final do eléctrico nº 12. A viagem é gira, e o museu especialmente direccionado para crianças, bem conseguido.

Add caption

Já de regresso, paragem na Grûnerlokka, numa das inúmeras esplanadas, cheias de vida. Esta zona é particularmente simpática e imperdível. Apelidada muitas vezes de Soho de Oslo, trendy e cool, facilmente se percebe porquê. Menos turística, com os menus em norueguês e o inglês mais arranhado, a cidade torna-se nitidamente mais genuína.



De volta ao centro, a escolha de um sitio para jantar, foi uma verdadeira peripécia, que por si só dava um post. O primeiro dia terminou, no bar do 21º andar do Radison Blu Scandinavia Hotel, acompanhados de uma bebida e admirando uma fabulosa vista nocturna de Oslo.


9 comments:

Eduarda Magalhães said...

:)
Que linda aventura! :)
Que bom que gostaste!
Fazes-me ter vontade de voltar a colocar o meu blog disponivel para todos...hum...vou pensar nisso!
Parece-me que foste aos sitios certos.
Amanhã vamos nós, mais uma vez. :)
Vamos passar lá o fim-de-semana. De vez enquando precisamos para abrir um pouco a mente. :)

VagaMundos said...

Oslo já está obrigatoriamente no nosso mapa de sitios a vagamundear no futuro proximo. Este post só nos dá ainda mais uma ajudinha.
Bjs

Carla said...

Ainda bem que tiveste um óptimo fim de semana.

Beijocas grandes

Marshmallow said...

Eduarda, Oslo superou todas as nossas expectativas! Obrigada pelas dicas. Bom fim de semana. :))

Marshmallow said...

Vagamundos, a ideia inicial era fazer a viagem Oslo-Bergen de comboio, mas como só tinhamos 3 dias, achamos que seria melhor ficar por Oslo e não me arrependi.
A Noruega é sem dúvida um destino ao qual queremos regressar! :)

Marshmallow said...

Carlinha, como tu própria já me disseste "ás vezes as coisas inesperadas são as melhores".
Bjinhos :)

Eugénio said...

Olá Marshmallow!

Estava a pensar aproveitar os voos baratinhos Liverpool-Olso para um fim de semana em Novembro! Lembrei-me que tinha lido neste blog algo sobre uma ida a Oslo e vim aqui rever!

Deixo-te um pergunta: Alojamento? onde ficaste e que tal o preço e condições? (uma vez que já passaste por esta fase de procura de alojamento, agradecia que pudesses partilhar alguma recomendação!)

Obrigadíssimo desde já!

Eugénio
http://my.opera.com/yevgeny/blog/

Marshmallow said...

Olá Eugénio

Pois... tocaste no ponto doloroso!! :D

O alojamento depois de várias pesquisas e por mais voltas que desse é carote.
Experimentei todos os sites conhecidos (Laterooms.com, lastminute, Bookings.com,etc)
Acabei ficando a noite de Sábado no Radsisson Sas Scandinavia Hotel, pois pareceu-me uma boa relação qualidade preço, pois a filhota ficava free, o que acredita é dificil. O hotel fica numa optima área para explorares a National Gallery, o Palácio Real, o Vigeland park, tem um bar no 21º andar com umas vistas optimas e um pequeno almoço buffet que valeu bem o preço do quarto (que apanhei no lastminute), visto as refeições na Noruega serem caras.
A 2ª noite ficamos num barco, o msinvick, mesmo em frente á Òpera House. Vinha refereniado na Blue Travel e não tivemos problema apesar de ser um sitio muito mais simples.Embora mais em conta, o pequeno almoço soube a pouco e acabamos pagando o restante numa refeição. Se fosses no Verão dizia-te que era uma opção engraçada, pois a vista das esplanada é linda, mas sendo Inverno, e com o frio a apertar...acho que passava!
A Eduarda que vive na Noruega só me mandou o link duma pensão depois de eu já ter as reservas! Dá uma olhada www.cochspensjonat.no pois pareceu-me ser em conta e referenciada por ela, tenho a certeza que é boa.
Se adquirires o Oslo Pass tens descontos e packages, no visitoslo.com. Não te esqueças que os Passes só são válidos apartir da hora a que os registares na máquina. Assim podes jogar e poupar. Se por exemplo validares o teu passe de 48h ás 15h de Sábado é válido até ás 15h de Segunda.

Espero que seja uma ajuda
Bjinhos e boa viagem

Eugénio said...

Ora aí está um post com utilidade pública!

Obrigado

PS: Já suspeitava que fosse caro, não tivesse Oslo sido considerada a cidade com o custo de vida mais caro do mundo!!

Eugénio