Friday 17 April 2009

Israel

Todas as minhas viagens têm resultado de oportunidades que vão surgindo nesta ou naquela etapa da minha vida. E Israel nunca fez parte do meu imaginário. Mas como já devem ter percebido tenho o bichinho das viagens no sangue. E assim que vi a oportunidade de ir a Jerusalem no Domingo de Páscoa, não pensei duas vezes. Apesar de serem umas férias em familia, desta vez fui sozinha. O marido e a filhota deram toda a força para que a Marshmallow (não a esposa, não a mãe, não a dona de casa, mas eu mesma) pudesse satisfazer este desejo.


A minha experiência de Israel é que este país em nada tem haver com a simpatia e hospitalidade dos Egipcíos ou dos Jordanos. Este país não é para brincadeiras. Aliás se tiverem um carimbo de Marrocos, Dubai, India, Pakistão, entre outros terão dificuldades de entrar no país. Estivemos mais de 1 h há espera que uma das pessoas do nosso grupo fosse finalmente autorizada a passar a fronteira e só depois de uma chamada para a Embaixada. Além de que ter um carimbo de Israel no passaporte me impede agora de entrar nalguns países. Mas foi sem dúvida uma experiência única. A primeira visita do dia foi ao Mar Morto. E claro não perdi tempo a mergulhar naquelas águas, ou melhor a flutuar!
























Mas Jerusalem foi uma revelação.

Como não tinha expectativas criadas, foi com a mente aberta que absorvi todas as novas sensações que me despertou. Fiquei absolutamente fascinada! Pelas cores, pelos cheiros, pelos sítios, pela comida! Não pude deixar de me emocionar na Igreja do Santo Sepulcro onde Jesus foi Crucificado e onde se encontra o Seu túmulo.

Tenho que dizer que o sucesso desta viagem ficou a dever-se ao excelente profissionalismo e conhecimento do guia Israelita, que num dos dias mais complicados para esta visita (milhares de pessoas em todo lado) conseguiu conduzir-nos por ruelas labirinticas sem perder ninguém. Foi uma viagem desgastante (saímos do hotel ás 5h da manhã e só chegamos há meia-noite) mas foi sem dúvida a lifetime experience.

2 comments:

Carla said...

Que bom!!

Devem ter sido umas ferias mesmo espetaculares.

Estou mesmo Feliz por ti.

Merecidas

Beijocas e um óptimo fds

Marshmallow said...

Carla: Estava mesmo a precisar de arejar as ideias e esta viagem calhou na altura certa. E sim, posso dizer que voltei feliz.
Obrigada e bom fds :)

Cassandra: Também gostaria de saber quais as impressões dele!:)
E obrigada por apareceres :))